" Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistimos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos- não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
(...)
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. o que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que sentem-se culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com que já foi embora e não tem a mínima intenção de voltar.
(...)o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa-nada é insubstituivel, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é."
crónica de Paulo Coelho in Jornal de Notícias
(20 Novembro de 2004)
5 comentários:
Isto faz-me lembrar que alguém anda muito agarrada ao passado e que precisa de dar um passo em frente. Mas não te esqueças que aquilo que viveste em salamanca não desaparece nunca mais. BJS grandes... espero que feches finalmente o ciclo
Nem mais Kinha ;-) A vida é assim... Encerrando ciclos e entrando noutros...
Realmente... Este Paulo Coelho sabe o que diz e aparece sempre nos momentos certos!! Um beijinho grande madrinha e recorda sim o passado, mas pensa que é esse passado bom que recordas que dá alento para o futuro, residindo a esperança de que algo tão bom volte a acontecer. beijo
e tu vais conseguir...
tu es forte e eternamente jovem :)
beijinhos grandes
Vou copiar este texto , nao sei onde buscas isto mas acredita que gostei:)
Enviar um comentário